segunda-feira, 25 de abril de 2011

Verão: O Ilustre Visitante que Chega no Inverno.


O verão chegou! Como assim? Verão? Sim verão (Pyrocephalus rubinus), esta bela ave migratória que chega nessa época na planície pantaneira e por aqui habita nos meses de inverno. Me dedico todos os anos a observar o dia exato que essa ave chega por aqui, já virou uma espécie de obsessão. Este ano parece que ele se adiantou um pouco, normalmente os primeiros indivíduos são observados a partir de maio, este ano em meados de abril ja apareciam os primeiros indivíduos. No ano passado, observei o primeiro no dia 08 de maio, nesse ano no dia 13 de abril. O verão é uma ave que causa fascinação aos observadores aqui no pantanal, principalmente aos iniciantes. Tão fascinante quanto a ave em si são as lendas que a cercam. Uma delas é sobre a origem de seu nome popular, diz a lenda que durante a ocupação do continente americano pelos europeus, numa batalha entre colonizadores e índios guaranis estes ficaram encurralados entre as montanhas e um rio intransponível, alguns índios morreram lutando outros se lançavam ao rio. Um jovem cacique para não morrer pelas mãos inimigas rasgou o próprio peito e arrancou o coração sangrando que se transformou em uma ave chamada Príncipe Vermelho do Verão. As curiosidades sobre o verão não param por ai. Existem duas populações dessa espécie, uma ocorre no hemisfério norte (Estados Unidos e Canadá) e a outra no hemisfério sul (Brasil, Argentina, Uruguai etc.), as duas migram para os mesmos locais (America Central, Venezuela e Amazônia) porém, em épocas diferentes. Dessa forma as duas populações jamais se misturam. A migração dessa ave nos encanta, pois como uma espécie tão pequena é capaz de percorrer grandes distâncias? Sem dúvida é uma ave guerreira, que migra pelo puro instinto de sobrevivência ou simplesmente para que possa pulsar o coração do jovem cacique em seu vasto território.

domingo, 10 de abril de 2011

Vamos passarinhar?



O GOAM se reuniu na Fazenda Baía Grande para uma passarinhada no último dia 09, foram 07 pessoas, a tarde foi maravilhosa, muito sol e muitas aves, dentre as espécies avistadas foram o papagaio verdadeiro, tucano,  arapaçu grande,  anambé branco de bochecha parda, bico de pimenta, ananaí, gritador (Syristes silibator), caneleiro (Casiornis rufa), maria branca, noivinha, bico chato de orelha preta, gavião caboclo, gavião carijó e muita outras. A tarde se finalizou com um delicioso lanche e suco!

Vamos passarinhar?

sábado, 2 de abril de 2011

Curso de observação de aves


Sema passada a cidade de Miranda sediou o curso de observação de aves (28-31-03), ministrado pela Tieta Pivatto e Daniel de Granville, com o iniciativa da WCS, com apoio do Comtur/Miranda, Seceretária de Turismo e Águas do Pantanal. Com 30 alunos inscritos, aulas teóricas e práticas. As observações ocorreram no arrozal, nas veredas, na Bocaina, Fazenda Petrópolis e na Fazenda San Francisco, onde ocorreu palestra do Projeto Arara Azul e a entrega do certificado para os participantes. Sucesso total!

Lançamento do livro Aves do Pantanal e Cerrado


No dia 29 de Março na cidade de Miranda teve o lançamento do livro Aves do Brasil, Pantanal & Cerrado. Contou com a presença dos escritores John A. Gwynne e Martha Argel. Um guia de campo totalmente ilustrado, com mapas de localização de cada aves, informações sobre o bioma Pantanal e Cerrado, o livro conta ainda com a indicação de endenismo e com o estatus das aves, vulnerável, em perigo e criticamente em perigo de extinção. O livro pode ser encontrado na versão em português ou inglês.
Um livro que faltava em nossas pratileiras!